terça-feira, 19 de junho de 2012

Psicologia Felina!

Muitas vezes os tutores podem estar fazendo algo errado e, por isso, alguns gatos podem apresentar comportamentos indesejados. Veja os sintomas e como podemos tratar nossos gatinhos quando eles estiverem precisando de ajuda psicológica:


Agressividade com os Donos:
O motivo costuma ser medo, donos que se impõem demais e não dão espaço para o gato ser ele mesmo não costumam ficar impunes. O gato irá te tratar de forma parecida com como você o trata, seja mais gentil e tente estabelecer socialmente uma hierarquia entre o gato e as pessoas.

Agressividade com Estranhos e Outros Animais:
Medo e proteção do território são as causas mais comuns, mais uma vez ter uma hierarquia ajuda a mostrar ao gato o seu lugar, forçar encontros com estranhos e animais ajuda a torná-los mais rotineiros e menos hostis.

Destrutividade:
Ficar sozinho em casa é entediante e o gato fica extremamente ansioso pela sua volta. Se for ficar muito tempo fora programe de alguém ir visitá-lo e tente acostumá-lo a períodos sozinho gradualmente.

Comportamento Compulsivo:
Gatos que correm atrás do próprio rabo e insistem em lamber o chão estão com falta do que fazer. Pode ser falta de atenção do dono, pouca atividade física ou problemas neurológicos. Nos primeiros casos dar uma dose extra de atenção e convidá-lo para brincadeiras onde ele se exercite acabam com o problema, no segundo caso pode ser preciso medicamentos.

Agitação:
Ficar o tempo todo se enroscando nas pessoas, mordendo roupas, pulando e chamando a atenção são marcas da ansiedade e falta de atenção. A solução é incluir o gato em uma rotina saudável nada entediante, com brincadeiras, hora fixa de comer e muito carinho.
Quem gostou das dicas levanta a mão!
 
 "Eu!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário